De uma forma geral, cloud computing pode ser definido como um modelo no qual a computação (software, processamento e armazenamento de informações) está em algum lugar da rede e é acessada remotamente, via Internet.

Tendo ou não a consciência disso, você já faz parte da nuvem. Sua participação pode ser através do uso de vários emails baseados na web (Hotmail, Gmail, Yahoo Mail ou qualquer outro de sua preferência), onde é possível acessar sua conta com todas as suas mensagens (armazenada em um servidor remoto), a qualquer hora, de qualquer lugar, por meio da internet.

Já não é mais necessário grandes investimentos na aquisição de equipamentos de hardware para o processamento e armazenamento de dados. Hoje grandes empresas contratam serviços para que seus datacenters sejam acessados remotamente, de qualquer lugar, e com segurança garantida, possibilitando-lhes além de maior economia, mobilidade total para o acesso as informações.

Até mesmo aplicativos de edição de texto, planilhas, apresentação, edição de imagem e softwares de gestão de relacionamento com clientes (como CRMs online) também estão migrando para este modelo.

E não são apenas os softwares que podem ser acessados remotamente pela nuvem. Os recursos de hardware que possibilitam processamento e armazenamento também, pois hoje já é comum guardarmos arquivos, e-mails, fotos, vídeos em servidores de terceiros e acessá-los remotamente pela web.

Todas estas tecnologias que vêm emergindo e amadurecendo visando a convergência dos meios para acesso e processamento da informação foram empacotadas no conceito denominado de cloud computing, possibilitando um melhor aproveitamento dos investimentos em hardware e permitindo a consolidação dos recursos investidos nestes, para que eles possam ser aproveitados ao máximo e gerenciados de forma inteligente, a qualquer hora e de qualquer lugar, proporcionando economia de custos.

Interessado em saber como tirar o máximo proveito dos serviços baseados neste conceito, possibilitando a sua Empresa maior efetividade e custos reduzidos? Solicite-nos uma visita.

Conheça agora onde roda nosso cloud server. Trata-se de uma das mais modernas plataformas de processamento, armazenamento e controle de aplicações no Brasil. Para assistir clique aqui.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorNossas soluções